Oficina Kakizome: a primeira escrita do ano

R$ 180,00

O kakizome é uma tradição japonesa realizada no dia 2 de janeiro que celebra a “primeira escrita” do ano, com a tinta feita com a primeira água retirada do poço. É um momento de reflexão em que a escrita traduz palavras e expressões com os desejos para o ano que começa. Em nossa oficina, realizaremos […]

Em estoque

O kakizome é uma tradição japonesa realizada no dia 2 de janeiro que celebra a “primeira escrita” do ano, com a tinta feita com a primeira água retirada do poço. É um momento de reflexão em que a escrita traduz palavras e expressões com os desejos para o ano que começa.

Em nossa oficina, realizaremos esta prática em convergência com o Ano Novo Lunar, que se inicia em 17 de fevereiro. No zodíaco chinês, este período será regido pelo Cavalo de Fogo. Este ciclo caracteriza-se pela intersecção entre o dinâmico e expansivo signo do cavalo e a natureza transformadora do elemento fogo, o que configura um tempo de intensa aceleração e ímpeto criativo.

Nesta oficina, exploraremos os fundamentos da caligrafia japonesa e algumas expressões em japonês como forma de inspiração para nossas intenções desse novo período. Vamos trabalhar como a caligrafia é também uma forma de consciência corporal e de desenho, a partir de ideogramas e interpretações pessoais de escritos.

Luiz Fukushiro pratica a caligrafia há treze anos e faz parte da Associação Shodō do Brasil. É doutor em Educação pela Universidade de São Paulo, com a tese Escritos sobre a estética além da arte: transmissão e experiência nas culturas japonesas. Atuou como jornalista na revista Made in Japan e foi bolsista pela província de Shimane (Japão) em 2008. Oferece oficinas de caligrafia japonesa para iniciantes, em escolas, festivais de cultura japonesa e eventos privados.

Data
28 de fevereiro de 2026
Horário
10h às 13h
Local
A Casa dos Passarinhos
R. Avaré, 281 – Higienópolis, São Paulo – SP

Informações gerais

  • A oficina é voltada a qualquer pessoa interessada e com mais de 14 anos.
  • Tentamos abranger todos os tipos de corpos, mas a oficina pode exigir que os participantes se apoiem diretamente no chão.
  • Não é necessário ter experiência prévia.
  • Sugerimos a utilização de roupas confortáveis e que possam correr o risco de encostar na tinta.
  • A oficina deve ocorrer em uma área externa, a não ser que as condições de tempo não permitam.
  • Todo material está incluso, e todos trabalhos produzidos durante a oficina podem ficar com os participantes.
  • A oficina dura cerca de três horas.